EU HOJE ME LEVANTO

EU HOJE ME LEVANTO

Uma coisa è certa
hoje não me levanto
tenho colchas e cobertores
uma boa almofada e um bom
colchão tenho tabaco e fósforos
e uma boa imaginação
e aqui na cama cheguei
à clara conclusão
de que se passe o que se passar
eu hoje não me levanto .

Por volta do meio dia
entro no meu quarto
a minha mulher e a minha
velha cunhada e a minha
filha mais velha , e a minha
sogra com a sua irmã que
está aqui agora de pensão
e confirma o meu desígnio
constato a sua irritação
cada fez que lhe digo
que hoje não me levanto .

Falando todas ao mesmo tempo
reclamam uma razão
não sento qualquer mal estar
nem tão pouco aborrecimento
não me acordou o menino
e dormi de uma vez sò
digeri bem a feijoada
pesadelos não senhor ,
mas hoje estou aqui em glória
e hoje não me levanto .

A minha mulher respondeu
com paciência e com amor
a minha sogra mais duramente
a minha filha desapareceu
e me trouxe um chá com leite
e umas fatias de presunto ,
eu tomei o chá com leite
deitei - me de novo e disse não
impossível mudar
hoje não me levanto .

Por fim disse - lhes ainda venham
governo e oposição
a televisão e a imprensa
e o cabido em procissão
policias e vareadores
...
e os próprios comunistas
pedem - me a ex comunhão
mesmo que venha deus e o diabo
hoje não me levanto .

Hoje se nasce um sinal
de actuar por actuar
a gente anda arrebatada
e não para de pensar
algumas vezes levantar - se
de se poder evitar
e mesmo a ninguém lhe faz falta
ali te vão beliscar
para mim que digam missa
não penso levantar - me





...




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Libertação de Paris ( na morte de Heri Cartier - Bresson )

Vento

Sempre